domingo, 7 de abril de 2013

Amigo de verdade

Amigo de verdade não é aquele que fala algo pra te agradar, mas aquele que fala a verdade que dói, esteja você preparada ou não.

Sempre fui uma pessoa solitária e com pouquíssimos amigos - não me serve, ter mil deles no facebook e falar de fato com 4 ou 5. Ultimamente tenho dado mais importância ao meu círculo de amizades, contatos por telefone, email, uma visita de vez em quando pra colocar o papo em dia e renovar o voto silencioso desse laços que perduram para sempre quando a amizade é verdadeira.

Com frequência acabo limpando a lista telefônica do celular e a lista de contatos de email. É o momento em que percebo quem são essas pessoas que estão guardadas no meu coração e que jamais serão apagadas da minha memória. São aquelas pessoas que fizeram a diferença pra mim em algum momento da minha vida, fosse ele bom ou ruim. Basta ler o nome na lista e logo me lembro dos momentos mais marcantes que passei ao lado delas, é só fechar os olhos e reviver o passado.

Costumo dizer que tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas ao longo desses últimos dois anos, algumas com quem mantenho contato frequentemente e outras que, mesmo não  falando frequentemente, deixaram sua contribuição na minha vida. Foram muitos almoços, jantares, cinemas, ótimas risadas, conselhos valiosos, verdades ditas, lágrimas, abraços apertados, conversas sérias, silêncio cúmplice. 

Amigo de verdade é aquele que diz que não gostou do seu modelito hoje, esse mesmo que você levou horas escolhendo, é aquele que mesmo sabendo da sua fragilidade não hesita em falar o que você precisa ouvir, é aquele que não esconde o descontentamento com alguma atitude sua, que se recusa a mentir só pra ter ver sorrir. Amigo de verdade não mente, fala olhando nos seus olhos sempre, muda o tom da voz, e no fim te dá um abraço e um sorriso que te reconforta e coloca tudo nos eixos novamente, não deixando que você se perca nesse mundo de faz-de-conta.

Amigo de verdade não se importa se você tem um jeito vida louca de ser, se você é mais reservada e fez voto de silêncio em alguma circunstância secreta no passado, se não fala coisa com coisa, ou se fica dando aulas de física quântica ao invés de falar sobre a vida. Amigo de verdade não importa em ouvir pela décima vez sua conversa monotemática, não se importa em pagar mico ao seu lado. Um verdadeiro amigo é alguém que pega a sua mão e toca o seu coração. [1]

Minha singela homenagem aos meus amigos do coração.

[1] Gabriel Garcia Marquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.