segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Primeira impressão

A primeira vez que me veem, os olhos parecem imãs, e, fixam em minha fisionomia como se fosse meu pólo magnetizado, analisando cada detalhe do meu físico, trejeitos, roupas etc. Uma análise minuciosa que talvez só um supercomputador consiga fazer em tempo recorde.

A primeira quinzena nessa nova vivência fulltime foi um grande desafio pra mim, e após dois anos ainda é. Chego na biblioteca que costumava frequentar havia algum tempo (como homenzinho) e subo - nem tão tranquilamente assim - as escadas até encontrar o lugar mais confortável para me acomodar. Num primeiro momento olhares furtivos e curiosos, cochichos, nada que me abale, sento, abro os livros e sigo minha rotina de estudos.

Quando subo ou desço as escadas com uma pilha de livros nos braços, o que chama a atenção, possivelmente, é o fato de uma trans estar estudando, como se isso fosse algo inimaginável nessa galaxia, parece que é. Unicórnios não existem, trans que estudam, a sociedade imagina que também não. 

Passa pela minha cabeça ser inevitável o pensamento coletivo "Essa coisa não deveria estar num salão de beleza ou numa esquina qualquer negociando o corpo?" NÃO. Eu não sou um esteriótipo, estou apenas buscando o conhecimento e a educação que lhes faltam e o meu melhor futuro pessoal e profissional longe desse sistema de castas velado. Sim, vos desafio a tentar me impedir de expandir meu potencial, meu horizonte.

Os dias se seguem e de repente o diferente passa a integrar o ambiente e já não é mais tão diferente assim. Como costumo dizer, passei a fazer parte da paisagem. Alguns curiosos tentam se aproximar, outros nem ousam, talvez eu não permitisse mesmo, melhor assim. Com pouco contato, por precaução, pela minha segurança física e emocional e porque nunca fui muito de contato social.

Colhi poucas mas ótimas amizades nessa biblioteca durante pouco mais de um ano, e mais do que isso, colhi respeito e admiração de pessoas com quem nunca troquei uma palavra sequer. O diferente ficou comum. No fim das contas, essa história renderia um bom livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.